
Muito se fala e se discute sobre o Empreendedorismo e a demanda por Inovação explode.
Venho empreendendo desde 1997 e hoje estou no Terceiro Empreendimento à frente de uma MARCA tradicional que este ano completa 111 anos de história, transformando fibras naturais em ARTE.
Em 1999 conheci a metodologia de formação de empreendedores do SEBRAE – EMPRETEC e desde então acredito que o talento empreendedor pode ser despertado através de práticas inovadoras de ensino – a VIVENCIA.
Dizem que 2% da população são VISIONARIOS e capazes de MUDAR O MUNDO e que, aravés de Educação Transformadora podemos aumentar o percentual para 5%. Se somos mais de 8 bilhões de pessoas no mundo nem vou fazer a conta de tanto talento não encontrado ou desperdiçado.
Quantos empreendedores que mudaram o mundo conhecemos?
Como despertar talentos empreendedores?
Quem são e onde estão os empreendedores do futuro?
Ao iniciar minhas aulas em 2004 resolvi aplicar um modelo de Educação PRATICE LEARNING, onde a teoria é suporte para a solução de problemas e desafios criados em sala de aula.
Sempre digo que somente em sala de aula os alunos vão errar e ter suporte para entender e resolver problemas.
O que se perde em sala de aula são pontos para uma Nota Final, e o que se perde no mercado? No dia a dia da gestão de um negócio?
Minha especialidade é a Estratégia, me formei em 2003 em MBA de Gestão com trabalho de conclusão que envolvia JOGOS DE EMPRESA e apresentação de resultados em uma “Banca de Investidores”.
Se a estratégia é planejada e executada pelos tomadores de decisão, como ensiná-la aos alunos?
A metodologia envolve a vivencia do Processo de Estratégia que alinha muita bem com o Processo Empreendedor – ambos começam na Identificação de Oportunidades , passando pela criação de Vantagem Competitiva e desdobra-se em Indicadores de Desempenho e Sistemas de Controle de Resultados.
Desde 2004 foram mais de 1.000 alunos que aplicaram e vivenciaram este processo – FAZER, ERRAR e ENTENDER.
Em 2007 em Seminário Internacional do EMPRETEC vi a palestra com Professor de BABSON COLLEGE que aplicava a mesma metodologia e percebi que estava no caminho certo.
Ao terminar Mestrado em 2008 decidi batalhar por um Programa de Educação Empreendedora que tem como SONHO despertar talentos empreendedores.
Hoje, estou com a 1 TURMA em OFICINAS de EMPREENDEDORISMO e convido à todos a conhecer este programa aqui no START UP EVOLUTIONS em Palestras de 1hora, Oficinas de 5 horas e Cursos de 20 horas.
Procuramos trocar experiências para ajudar potencias empreendedores na criação de negócios extraordinários.
“ Se queremos mudar o futuro, devemos educar pessoas…”
Educar para o Empreendedorismo é possível.
Se o empreendedorismo é uma ARTE ; podemos ensiná-la?
Ainda não tenho a resposta.
Mas tenho certeza que podemos VIVENCIA-LA e COMPREENDE-LA.
Por: Fernando Grisi