A arte de empreender

Por | fevereiro 22, 2013

Muito se fala e se discute sobre o Empreendedorismo e a demanda por Inovação explode.

Venho empreendendo desde 1997 e hoje estou no Terceiro Empreendimento à frente de uma MARCA tradicional que este ano completa 111 anos de história, transformando fibras naturais em ARTE.

Em 1999 conheci a metodologia de formação de empreendedores do SEBRAE – EMPRETEC e desde então acredito que o talento empreendedor pode ser despertado através de práticas inovadoras de ensino – a VIVENCIA.

Dizem que 2% da população são VISIONARIOS e capazes de MUDAR O MUNDO e que, aravés de Educação Transformadora podemos aumentar o percentual para 5%. Se somos mais de 8 bilhões de pessoas no mundo nem vou fazer a conta de tanto talento não encontrado ou desperdiçado.

Quantos empreendedores que mudaram o mundo conhecemos?

Como despertar talentos empreendedores?

Quem são e onde estão os empreendedores do futuro?

Ao iniciar minhas aulas em 2004 resolvi aplicar um modelo de Educação PRATICE LEARNING, onde a teoria é suporte para a solução de problemas e desafios criados em sala de aula.

Sempre digo que somente em sala de aula os alunos vão errar e ter suporte para entender e resolver problemas.

O que se perde em sala de aula são pontos para uma Nota Final, e o que se perde no mercado? No dia  a dia da gestão de um negócio?

Minha especialidade é a Estratégia, me formei em 2003 em MBA de Gestão com trabalho de conclusão que envolvia JOGOS DE EMPRESA e apresentação de resultados em uma “Banca de Investidores”.

Se a estratégia é planejada e executada pelos tomadores de decisão, como ensiná-la aos alunos?

A metodologia envolve a vivencia do Processo de Estratégia que alinha muita bem com o Processo Empreendedor – ambos começam na Identificação de Oportunidades , passando pela criação de Vantagem Competitiva e desdobra-se em Indicadores de Desempenho e Sistemas de Controle de Resultados.

Desde 2004 foram mais de 1.000 alunos que aplicaram e vivenciaram este processo – FAZER, ERRAR e ENTENDER.

Em 2007 em Seminário Internacional do EMPRETEC vi a palestra com Professor de BABSON COLLEGE que aplicava a mesma metodologia e percebi que estava no caminho certo.

Ao terminar Mestrado em 2008 decidi batalhar por um Programa de Educação Empreendedora que tem como SONHO despertar talentos empreendedores.

Hoje, estou com a 1 TURMA em OFICINAS de EMPREENDEDORISMO e convido à todos a conhecer este programa aqui no START UP EVOLUTIONS em Palestras de 1hora, Oficinas de 5 horas e Cursos de 20 horas.

Procuramos trocar experiências para ajudar potencias empreendedores na criação de negócios extraordinários.

“ Se queremos mudar o futuro, devemos educar pessoas…”

Educar para o Empreendedorismo é possível.

Se o empreendedorismo é uma ARTE ; podemos ensiná-la?

Ainda não tenho a resposta.

Mas tenho certeza que podemos VIVENCIA-LA e COMPREENDE-LA.

Por: Fernando Grisi

Autoria: Wagner Marcelo

www.fb.com/wagner3m

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked.